Entendendo um pouco a região...
A República da Guiné-Bissau localiza-se na costa ocidental da África, faz fronteira a norte com Senegal, a sul e oeste com o Oceano Atlântico e a sudeste com Guiné-Conacri. Compreende também cerca de oitenta ilhas que formam o Arquipélago dos Bijagós. O interior é formado por savanas e a costa por planície pantanosa. O país é subdividido em oito regiões e/ou estados. A população da Guiné-Bissau é constituída por mais de 20 etnias, com línguas, estruturas sociais e costumes distintos. A maioria da população vive da agricultura e professa religiões tradicionais locais. Cerca de 45% dos habitantes praticam o islamismo, 50% praticam o Animismo (crenças tradicionais africanas), e apenas 5% o Cristianismo. As línguas mais faladas são o fula e o mandinga, entre as populações concentradas no Norte e no Nordeste. Outros grupos étnicos importantes são os balantas e os papéis, na costa meridional, e os manjacos e os mancanhas, nas regiões costeiras do Centro e do Norte. O crioulo é a língua veicular interétnica. A população estimada em 2008 cerca de 1,5 milhões de habitantes. Guiné Bissau é um dos cinco países mais pobres do mundo, depende essencialmente da pesca e da agricultura. A desigualdade na distribuição de renda é uma das mais extremas do mundo. De acordo com o Banco Mundial(2003), 60% da população vive abaixo do limite de pobreza. Fontes: Republica Guiné-Bissau Government.
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Santarém, atende a região de Guiné Bissau por meio da Secretaria de Missões, o qual vem prestando um árduo trabalho em prol da obra do Senhor, ajudando através de contribuições financeiras e, principalmente espiritual apoiando os missionários que se dispuseram a levar a Palavra do Senhor aos sedentos daquele continente.
Provérbio da Guiné: Un son mon ka ta toka palmu (Uma mão sozinha não bate palmas).
O provérbio guiné, nos traz uma grande lição que deve ser desenvolvida dentro do trabalho de missões. É necessária a união da igreja, para que de mãos dadas possamos marchar e pôr em prática o “ide” do Senhor Jesus. Portanto, amado jovem contribua e principalmente ore para que o trabalho de Cristo prospere a cada dia, e que cada vez mais almas se rendam aos pés de Jesus. Faça com que a obra de Deus avance através de sua vida. Almas sedentas clamam pela Palavra de Deus, faça sua parte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário